sábado, 17 de março de 2012

Poliandria

Compartilhando manifestação pelo mundo. Você já ouviu falar em poliandria? Poliandria é o estado ou qualidade da mulher que tem, simultaneamente, vários maridos.


 
Leia um pouco sobre o assunto.

"É crença comum de muitos antropólogos que a forma mais comum de poliandria é aquela em que dois ou mais irmãos desposam a mesma mulher. É notável que a poliandria é um tipo de poligamia menos freqüente na história da humanidade que o é a poliginia, por motivos vários.
O historiador estadunidense Edward McNall Burns observa que: "(a poliandria) parece desenvolver-se sob condições de extrema pobreza, em que vários homens precisam reunir os seus recursos para comprar ou sustentar uma esposa, ou em que o infanticídio feminino é praticado como meio de controlar o crescimento da população. Este último costume não tarda a produzir um excesso de indivíduos masculinos."

Há ou houve ocorrências de poliandria no Tibete, no Ártico Canadense, no NepalButão e Sri Lanka. Não se conhece comunidades indígenas contemporâneas que pratiquem a poliandria envolvendo machos não-aparentados.




Alan Nascimento

2 comentários:

  1. Interessante. Realmente as culturas variam MUITO de lugar pra lugar...

    ResponderExcluir
  2. Acho que por isso Luisa ressalta tanto o cuidado para não realizar o etnocentrismo. Geralmente somos teleguiados para expor juízo de valor sobre tudo. Entender tudo em seu contexto cultural. A humanidade precisa urgentemente disso.
    Alan Nascimento

    ResponderExcluir