domingo, 18 de março de 2012

Grécia Antiga



Como  teremos que ambientar os períodos que influenciaram a formação da subjetividade humana, compartilho com você uma sutil apresentação do cenário grego, encontrado no livro A escrita da História 1.  O que mais você pode contribuir com o assunto de Grécia Antiga? 
Confira o texto abaixo e compartilhe mais informação.

O médico Hipócrates (460-377 a.C) foi o primeiro a olhar para um homem tendo um ataque epiléptico – uma crise de perda de consciência, acompanhada de convulsões – e dizer: “Não há nenhum deus aí dentro; é um fenômeno do corpo deste indivíduo”. Todos os outros povos da Antiguidade dava uma explicação mística para o fenômeno. “Viam deuses e demônios na epilepsia, chamada de “doença sagrada”. Hipócrates afirmava que todas as doenças possuem uma causa natural, não devendo ser encaradas como punição divina.
A explicação de Hipócrates para a epilepsia ilustra alguns dos aspectos mais particulares da Grécia Antiga: a prática da investigação sistemática, as noções de que o mundo é regido por leis da natureza, e não por deuses cheios de caprichos. Matemáticos indianos haviam inventado o zero, chave da aritmética. A sociedade chinesa desenvolveu a pólvora e a bússola. Os maias utilizavam um calendário muito melhor do que os europeus que os invadiram e dominaram no início da Época Moderna. Mas nenhuma dessas sociedades, no entanto, criou um modelo questionador, investigador e experimental. Tal modelo começou a ser elaborados pelos antigos gregos.
Uma sociedade que desenvolveu uma assembleia, na qual os homens aprenderam a persuadir uns aos outros por meio do debate, da polêmica; uma economia marítima que impedia o isolamento e, ao mesmo tempo, desenvolvia uma classe mercantil independente, que podia contratar os seus próprios professores; que escreveu a Ilíada e a Odisseia, obras primas da literatura e do pensamento racional; que construiu uma religião que não era denominada por sacerdotes. E o fundamental, persistiu em conjugar esses fatores durante mil anos.
Como dizia o pensador romano Lucrécio, os gregos viam “a natureza livre e desembaraçada de seus senhores arrogantes, agindo espontaneamente por si mesma, sem a interferência dos deuses”.
Claro que estabelecer uma relação de autonomia com as referências místicas e religiosas é uma condição necessária, mas não suficiente, para a ciência. Então, que percurso histórico explicaria o desenvolvimento desse racionalismo? Que condições históricas teriam levado os gregos a se diferenciar dos outros povos da Antiguidade?


Fonte: CLARO, Regina & CAMPOS, Flavio de. A Escrita da História. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.



Postado por Alan Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário