terça-feira, 13 de março de 2012

Psicólogo Esportivo



Texto de Thomaz Vieira

Com a aproximação da Copa do mundo de futebol de 2014 e os Jogos olímpicos de 2016, o psicólogo do esporte é uma das profissões que está sendo cogitada.
"O atleta de alto nível precisa estar bem do ponto de vista emocional para se focar na concretização de sua tarefa, que é vencer. É o caso da psicóloga Isabela Lucy. Formada em 2009, ela começou a se interessar pela Psicologia do Esporte por perceber a potencialidade do campo. Procurou cursos no Recife, mas não encontrou. Somente a universidade Gama filho, com sede no Rio de Janeiro, oferece um curso de pós-graduação na modalidade semi-presencial aqui, ainda não formou turma. No site da instituição, www.pos.ugf.br, é possível se escrever para o curso, que deve iniciar em abril. Atualmente, Isabela vai uma vez a São Paulo para ter aula em uma pós-graduação na área. Ela lamenta a ausência do curso em Pernambuco. "Acredito que falta mais ação. Digo isso porque nossos atletas precisam deste preparo e apoio para ontem, já que temos esses dois grandes eventos esportivos tão próximos", avalia. A psicóloga aponta a falta de informação como principal fator da inexistência da especialização no Estado. "É muito mais por falta de conhecimento, de divulgação, do que por falta de interesse dos estudantes e profissionais.


Profissão: Psicologia do Esporte

Onde é requisitada: Apoio aos atletas profissionais.
Salário médio / inicial: R$. 1.740 (baseado no salário de Psicologia)
Onde estudar: Pós-graduação na modalidade semi-presencial da Universidade Gama Filho.
Graduação em Psicologia (PE): UFPE, UPE, Faculdade de Ciências Humanas Esuda, Facho, Faculdade Maurício de Nassau, Faintvisa (Vitória de Santo Antão), Univasf (Petrolina), Faculdade do Vale do Ipojuca (Caruaru), Faculdade Estácio do Recife (Fir), Faculdade Pernambucana de Saúde, Fafire, Faculdade Guararapes.


Fonte: Folha de Pernambuco - Carreira e Empregos Ano III - nº10 Recife, 13 a19 de março de 2012


Postado por Alan Nascimento.

4 comentários:

  1. Ótima dica Alan...realmente é um campo que precisa ser abordado e aprofundado em nosso Estado para uma melhor qualificação dos psicólogos.
    A Copa vem aí né?!...;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma pena essa área não ter maior divulgação. É um campo que tende a crescer bastante, acho que tem estudantes que se interessam pela psicologia do esporte , mas nem todos tem condições de se deslocar para outro estado, para ta fazendo a pós =/ É verdade Polly, não só a Copa, mas também as Olimpíadas!

    ResponderExcluir
  3. É, a psicologia tem muitas areas que a maioria das pessoas nao conhece, como a psicologia do transito, da aviação tambem, etc... todas deveriam ser mais divulgadas, a maioria das pessoas só conhece a clinica. :/

    ResponderExcluir
  4. Amigo, esse logo que você colocou nessa mensagem é MEU, do MEU site, desenhado exclusivamente por Ivana Marins em 2002. Agradeço por você ter gostado, mas o uso não está autorizado. Muito grata, Verena Freire.

    ResponderExcluir